quarta-feira, 27 de agosto de 2014

15 semanas

Hoje vou retratar minha semana!

Está sendo uma ótima semana! Menos sono, digamos que apenas o sono habitual de quem dorme de 5 a 6 horas por dia. Espero que essa rotina de dormir pouco não afete o desenvolvimento do meu bebê. Mas há quem diga que durmo muito. Vai da cabeça de cada um, quem sou eu pra querer mudar alguém.
Porque é verdade mesmo que amo minha cama e amo dormir, mas estou restrita a dormir o quanto quero apenas final de semana.
Ah Kassinha, deixa de chororô, conta da sua semana...
Ai gente, nem sei como agradecer o carinho que as pessoas tem comigo.
Minha patroa me deu um mega presente: roupas de gestante! 2 blusas, 2 calças sociais e 1 vestido. Imagina como estou? Muito feliz!!!
Eu acho que nem merecia tudo isso. Mas a patroa é uma pessoa boa demais.
Um momento dessa semana que eu chorei foi receber da tia Carlota a primeira roupinha! E da tia Santa, um sapatinho vermelho!  Semana passada eu havia ganhado o primeiro sapatinho vermelho dos dindos.
Com todos os presentes meus olhos lacrimejaram, me controlei pra não chorar. Dá uma vontade enorme de chorar, alguém me entende?  É uma felicidade enorme receber presentes para meu bebê. 
Não imaginei que alguém que eu nunca vi, que cresce dentro de mim pudesse fazer nascer esse sentimento tão lindo que é o amor.
Tô muito ansiosa! Pra quem não sabe eu fiz uma ultra semana passada. Eu sei que com 14 semanas não era possível confirmar sexo e tal. Fiz pra ouvir outra vez o coração.  Vê-lo mexer... Por nesta altura que ele está,  ainda é pequeno, se mexe muito, mas não sinto. Por isso fiz e claro já li bastante sobre se faz mal ou não.  Não faz mal fazer ultrassonografia já que não se usa radiação.  Já fiz 3. Duas particulares e 1 pelo plano de saúde.
Não nego também querer saber logo o sexo, apesar de quase ter certeza do que é.
Mas só vou escrever aqui pra vcs daqui 2 semanas(17 semanas), que é quando terei certeza. Vou pagar outra particular, porque pelo plano o médico vai querer me passar só quando eu tiver lá pelas 20 a 22 semanas
(morfológica do 2° trimestre).

Por enquanto é isso.

Está ai a foto da mamãe Kaskinha

sábado, 23 de agosto de 2014

14 semanas

Que bom ter você por aqui lendo minha postagem, obrigada!!!
Essa semana estive resfriada, assim acho, porque meu nariz escorreu, espirrei quase sem fim, tossi pra caramba, olhos lacrimejantes... No fim do dia eu nem conseguia abrir os olhos de tão irritada que eu estava.
Não comparo à uma gripe porque não tive febre. Aliás eu nem lembro quando foi a última vez que tive febre na minha vida. Talvez na adolescência ... Que bom não é, não poderia tomar remédios. A minha única opção foi tomar muita água! 
Agora estou encatarrada, entupida e até prefiro ficar assim,  porque desta forma eu não espirro. Sou super alérgica gente!

Sobre o sono, está reduzindo.  Mas o cansaço ainda está me castigando.  Tenho muitas dores nos pés e pernas porque passo muito tempo em pé no meu trabalho.  Mas estou tentando ser forte. Afinal, daqui uns meses ficarei 4 meses de licença lambendo minha cria.

Sobre meu bebê,  ele cresce bem e acredito que muito bonito!  Que ele nasça com a saúde do pai e a cara também! Rsrsrs

Aqui minha foto desta semana:

sábado, 16 de agosto de 2014

13 semanas

Olá!!!
Verdade mesmo que o post dessa semana com foto atualizada demorou pra sair, mas enfim estou aqui!
Essa semana foi a mesma coisa que a outra na questão do sono e cansaço.
Sabe o que é ficar em pé menos de 20 minutos e suas pernas e pés doerem?
Antes da gravidez eu aguentava mais tempo. E mesmo assim meus  pés começavam a doer no meio da tarde de trabalho e somente os pés sentiam.
Hoje, somam-se sono e pés/pernas doloridos. E aquela imensa vontade de sentar e deitar em qualquer lugar que seja.
Tá difícil passar por essa fase sem me desmontar sentimentalmente.
Qualquer palavra agressiva, mal-dita, séria,  me faz ficar sentida de uma tal maneira...
Prefiro me silenciar, às vezes preferia até sumir.
Mas sei que esse sobe e desce de hormônios faz parte, não só da gravidez,  como da vida toda da mulher.
Mudando de assunto...
Escrevi semana passada que esperava pela ultrassonografia da translucencia nucal, que também verifica a presença de osso nasal e ducto venoso.
Fiz este exame sábado passado acompanhada pelo meu marido e tia Nita lá na clinica UB em Botafogo.
Recebemos o resultado na hora, gravamos em cd para ficar de recordação.
E só hoje pude escrever com propriedade o resultado.
Não,  infelizmente não conseguimos ver o sexo.
Leia resultados abaixo:
Útero em anteversão, aumentado de volume, contendo feto único,  com comprimento cabeça nádega medindo 6,4mm compatível com 12 semanas e 5 dias de gestação.
Ao M-mode atividade cardíaca fetal de 155bpm.
Translucência nucal medindo 1,2mm.
Osso nasal visualizado.
Placenta posterior.
Sonograma do ducto venoso com onda A positiva ( PI=1,31).
Colo uterino anatômico medindo 31mm de comprimento.
Risco para trissomia do cromossomo 21 (FMF-ID 78282):
Idade materna: 30 anos
Risco para idade materna=1/930
Risco corrigido=1/9699
Este foi o laudo.
Levei ao Ginecologista Obstetra e ele avaliou.
A ótima notícia é que está tudo bem com o bebê!!! 
Graças a Deus!!!

Segue abaixo o que significa essa Ultrassonografia chamada de Translucência Nucal, retirada do site guiadobebe.uol.com.br.

A Translucência Nucal é medida durante a ultra-sonografia realizada entre a 11a e 13a semana gestacional. A ultra-sonografia geralmente é abdominal, mas se a medida não for possível, pode ser necessária a realização da ultra-sonografia transvaginal.  Se houver um acúmulo excessivo de líquido na região da nuca do feto, aumenta o risco do bebê ter uma alteração cromossômica, mal-formações ou alguma síndrome genética.
Vale ressaltar que a TN não faz o diagnóstico, isto é, não oferece certeza absoluta, mas revela um risco grande daquele feto que está com acúmulo de líquido na região da nuca apresentar alguma alteração. Lembre-se que fazer um diagnóstico de alguma alteração precoce é fundamental para a realização de um tratamento o mais breve possível.
Síndrome de Down - A mais conhecida das alterações cromossômicas é a Síndrome de Down, onde, além da TN, a idade materna e a história anterior na família de alteração cromossômica também são importantes para calcular o risco. Para se ter certeza do diagnóstico de Síndrome de Down é preciso realizar outros exames como o estudo de cariótipo fetal (aminiocentese).
Dos fetos que apresentam a TN aumentada e o cariótipo normal, há grandes chances de mal-formações do coração, síndromes genéticas ou mesmo o não desenvolvimento pleno do feto resultando em abortos espontâneos ou morte intra-útero.
Toda mulher tem algum risco de dar a luz a um bebê com alguma alteração cromossômica. Se a mamãe tiver 25 anos, o risco inicial é de 1/430, isto é, a cada 430 mamães, 1 terá um filho com anomalia cromossômica. Caso tenha 35 anos, o risco sobe para 1/125.
Mas esse número pode aumentar ou diminuir de acordo com os fatores já mencionados aqui, entre os quais a idade da mulher (quanto mais velha a mamãe grávida, maior é o risco) e de história na família de alterações, chamado de risco ajustado ou individual.
Como é um exame simples e não invasivo, ou seja, não há risco para mamãe e nem para bebê, esse exame deve ser realizado rotineiramente no pré-natal em todas as mamães grávidas.
A partir do cálculo desse risco deve-se então verificar a necessidade de se realizar exames mais invasivos para se ter a certeza do diagnóstico, possibilitando tratamento mais específico e o aconselhamento genético para o casal sobre as possíveis anomalias do seu bebê.
Dicas
A Translucência Nucal também proporciona verificar com mais precisão a idade gestacional da mulher, facilitando o acompanhamento do crescimento fetal.
Caso a TN estiver aumentada, não tenha medo e pergunte tudo o que lhe passar pela cabeça na consulta médica.
Quanto mais conhecer o seu bebê, melhor vai poder cuidar da maior preciosidade que você carrega.
 E esta foto abaixo retirada do site bebesencamino.com

E esta é a foto do meu bebê



quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Mãe depois dos 30.

Ser mãe depois dos trinta, para mim Kássia,  é um acontecimento muito especial. Algo completamente mágico! Agradeço todos os dias à Deus pela graça recebida!
Há mulheres por aí que decidem que serão mães depois que tiver terminado a faculdade e tiver obtido a independência financeira, casamento...
Para nós da Classe C, se pensarmos assim, nunca seremos mães. Porque o curso das coisas nem sempre serão assim...
Eu não cursei a faculdade, não me casei no cartório e nem religiosamente, mas tenho um relacionamento estável com meu cônjuge. 
Então, essa pra mim, foi a melhor hora!
A gente sabe que sempre existiu aquela cobrança,  não só a mim,  mas à todas as mulheres que já somatizaram mais que um ano de relacionamento:
E aí,  vai ser mãe quando?
Quando vai dar um filho para seu marido?
Já tá na hora de ter uma criança nessa casa!
Ah ta, falam e perguntam como se fossem criar a criança,  como se fossem sustentar e educar. Mas essa questão,  quem cabe decidir são os futuros papais.
Com algumas pessoas eu costumo brincar, contanto que eu saiba que a pessoa saiba da minha brincadeira.
Olha, vou lhes contar, o quão chato é esta cobrança! 
Vai que um dos cônjuges seja infértil? Ou possa passar geneticamente alguma síndrome e assim evite uma possível gravidez? 
Mas como eu sei que, o que mais existe é gente sem noção,  vou lhes dar um conselho:
Descoverse quando alguém vier lhe perguntar sobre filhos ou simplesmente diga que seu planejamento será para dois anos em diante ou mais. Ou simplesmente diga que prefere ser tia.
Diga que usa os métodos contraceptivos e este ainda não é o momento de parar por conta de outras prioridades.
Apesar de tudo isso, sempre existe alguém para te cobrar.
Mas agir desta maneira, tira um pouco da sua carga de culpa e preocupação se naquele mês não conseguir engravidar.
Imaginem que coisa chata agir sobre pressão para agradar as pessoas?  Assim fica mais difícil conseguir.
Sobre a decisão de terem um bebê,  que fique somente entre você e seu cônjuge.  E sem programar, melhor ainda.
Deixa seu corpo agir no seu tempo.
Deus me presenteou após 1 ano sem anticoncepcional.
E algumas pessoas me perguntaram como não desconfiei da gravidez ? Com dois meses sem menstruar? 
Eu sou/era portadora de ovários policísticos( óvulos imaturos acumulados no ovário que se tranformam em microcistos)  e minha menstruação era irregular.
Se quiser saber sobre os sintomas que me levaram a descobrir a gravidez,  vá para o post inicial do meu blog intitulado: SURPRESA!
Às tentantes, espero que minha experiência sirva para você ! Boa sorte! Que o bebê que você venha a gerar seja portador de muita saúde!  E que venha alegrar a sua vida!
Um abraço!!!!

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

12 semanas

Olha como está passando rápido,  entrei na décima segunda semana.
Logo entrarei no 2° trimestre, período que a maioria dos mal- estares ( kkk não sei se é assim que escreve, kkk ) vão se dissipando.
Para mim, o sono foi o maior culpado do meu cansaço. 
Sentir muito sono pra mim é totalmente normal já que dormir de 5 a 6 horas diárias é capaz de deixar qualquer um com sono. Mas a vida corrida, com trabalho e casa pra tomar conta é assim mesmo. E quem dirá quando meu bebê nascer. Acho que não vou dormir nunca mais.
Por enquanto ainda tenho os fins de semana que hiberno pelo menos 8 horas por noite. Então acho que dá pra compensar um pouco.
Mas dizem que quando se é mãe o corpo se adapta. Então acreditarei.

Este final de semana farei a ultra que mede TN ( translucência nucal)  que detecta se há alterações cromossômicas no feto.
Estou muito ansiosa.
Este exame é feito entre as 11 e 14 semanas de gestação.
Muitas mulheres acabam descobrindo o sexo neste exame.
Senão, somente com 16 semanas de gravidez em diante.
Será que o papai Ednaldo e eu iremos descobrir neste sábado?
O que acham?
Meu mundo será azul ou cor de rosa?

terça-feira, 5 de agosto de 2014

A Gravidez por dentro!

Este post de hoje dedico a conhecermos como o bebê se desenvolve dentro da mamãe.
Estes vídeos tive conhecimento pelo site babycenter, mas os vídeos publicados no youtube são publicados por vários usuários diferentes.

Então vamos conhecer o que acontece em cada período da gravidez?


Este video do Discovery Channel é mais completo, porém bem longo!

Espero que tenham gostado! 

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Café da manhã surpresa!

Hoje vou contar como passei os últimos dias...
Final de semana foi marcado por grande sono, festas e muita emoção.
Sexta, marido fez um churrasco com alguns amigos lá em casa. Minha pedrinha preferida Jade veio me ver.
Sábado,  festa de aniversário de 75 anos do nosso amigo Toninho, também tudo muito bom, mas eu tava numa sonolência louca, por horas me agitava ao som das musicas animadas, e mesmo assim o sono continuava.
Domingo,  chá de fraldas da amiga Gilmara,  que aguarda Guilherme,  também marcado por grandes emoções e tudo perfeito.

Hoje, segunda - feira,  me fizeram um café da manhã surpresa.  Eu não esperava por tudo isso. Fiquei muito feliz. Nem sei como agradecer.  Essas meninas querem me matar de chorar de tanta emoção.
Meus agradecimentos à Andréa, Carina, Karinne e Mariana por ter me proporcionado esse momento tão mágico!  Ganhei até presente Natura Mamãe e Bebê com bolsa térmica para botar mamadeiras.
Elas dizem que fizeram tudo isso por causa do bebê.  Eu brinquei que já vou me programar para ano que vem engravidar novamente só para ter um outro café da manhã,  rsrs.

Abaixo fotos desse momento especial: